segunda-feira, 2 de maio de 2011

Day Fifteen and Sixteen - Compras em Tokyo

O antepenúltimo e o último dia em Tokyo foram dedicado às compras, a grande maioria delas encomendas de amigos e parentes.
No penúltimo dia fomos vasculhar Akihabara mais de perto, e realmente este bairro é o paraíso de duas tribos que muitas vezes se fundem e se confundem: a dos "otakus" - como oa japas chamas os viciados em mangás (quadrinhos japoneses) e/ou anime (pronuncia-se "animê", e é como as desenhos animados japoneses são chamados),  e os "geeks" que procuram as últimas novidades em eletro-eletrônicos.
Para os otakus de plantão, em Akihabara proliferam-se os "maid cafés"- cafeterias/lanchonetes onde as garçonetes se vestem de empregada doméstica com uniformes bem sensuais ao estilo dos mangás e animês - porém é proibido tocá-las ou fazer propostas indecentes, ou seja, o maid cafe não é um inferninho. Bem ao gosto dos japas... eu achei estranho, mas como a Mirian não me dexiou tirar nenhuma foto das "maids" tampouco me liberou para ir a um maid cafe para retratar jornalisticamente esta faceta nipônica, segue uma foto que achei na net de como seriam as tais "maids":


Para os otakus mais saidinhos, existem livrarias e lojas de DVD/Blu-ray que vendem animes e mangás "hentai"- como oa japas chamam a pornografia, de modo geral. E o mais interessante é que tudo funciona normalmente à luz do dia, sem tapumes, acesso liberado para qualquer um - inclusive menores de idade.

Para os geeks, Akiba é uma meca. Tudo do bom e do melhor, do mais avançado, de todas as marcas premium, estão em Akiba. Os preços podem não ser tão convidativos como nos EUA ou na China, mas com certeza em Akihabara encontra-se tudo o que é novidade (no mundo inteiro!) ou eletrônicos que são lançados somente para o mercado japonês - sempre ávido por novidades geeks. Aonde mais você encontraria fones de ouvido profissionais da AKG, Shure, Roland ou da Denon? Ou então receivers 7.1 da Marantz por menos de USD 250,00? Em Akiba, você encontra tudo isso e muito mais.

Na Yodobashi - talvez a maior loja de eletro-eletrônicos de Akiba - tem até uma área designada somente para aqueles que quiserem jogar on-line usando o Nintendo DS, e não precisa se identificar ou comprar nada na loja, basta ligar o Wi-Fi do aparelho e sair jogando, conforme mostra a área abaixo:

Fachada da megastore Yodobashi em Akihabara.

Ponto negativo foi para a Apple, que parece que está perdendo a mão num mercado altamente lucrativo e consumista como o japonês. No penúltimo dia (29/04), foi lançado oficialmente o Ipad 2, com uma atraso de 1 mês em relação ao resto do mundo devido - segundo a Apple - ao terremoto e ao tsunami que devastaram o norte do país. Em pouco mais de 3 horas todas as versões do Ipad Wi-Fi sumiram das prateleiras não só das lojas da Apple em Tokyo mas também de todos os grandes resellers. Bem, infelizmente vai ter gente no Brasil que vai ficar sem...  eu ainda não vejo muita utilidade no Ipad para mim, portanto ainda não vou comprá-lo (quando ele substituir completamente meu laptop, aí sim...).

Ainda tivemos que passar em Ginza para comprar um casaco que meu pai pediu. Ou seja, foram dias bem corridos, e derretendo o cartão de crédito... só que (in)felizmente a maioria é encomenda, já que fizemos nossas compras pessoais em dezembro quando fomos para os EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário