segunda-feira, 2 de maio de 2011

Last Day - Kamakura e jantar num "izakaya" em Tokyo

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco e passa rápido, e já chegamos ao último dia no Japão - e que por coincidência é um feriado: é a abertura do chamado "golden week" pelos japoneses, devido a sucessão de feriados nacionais que acabam culiminando numa folga de 6 dias.
Durante a manhã acordamos bem cedo, pegamos o trem e fomos para Kamakura, cidade a beira-mar distante mais ou menos 50 km ao sudoeste de Tokyo.
Kamakura foi capital do Japão de 1192 a 1333, durante o período do shogunato Kamakura cujo primeiro comandante (shogun) foi Minamoto no Yoritomo.
Em Kamaura encontra-se a segunda maior estátua de Buda do mundo, o Daibutsu de Kamakura, feito inteiramente de bronze e que, apesar de ser menor que o Daibutsu de Nara (http://paraguaionojapao.blogspot.com/2011/04/day-seven-nara.html), é reconhecido como sendo artisticamente superior. Inclusive o Daibutsu de Kamakura foi construído em 1248, depois que o monge chefe do templo de Kotoku-in na época (chamado Toutoumi Jōkō), após uma visita ao Daibutsu de Nara, decidiu erguer no templo uma estátua de bronze nos moldes desta, já que a anterior de Kamakura, feita de madeira, fora destruída por conta de um tempestade meses antes.
Kamakura também concentra diversos templos xintoístas e budistas, porém o Daibutsu é a principal atração. Outra atração da cidade são suas praias de areias brancas - uma raridade no Japão - e que devido à proximidade com a capital Tokyo e outras grandes cidades do Japão central, é destino disputadíssimo durante o verão.
Após a Kamakura, voltamos à Tokyo e fomos direto para um Izakaya no bairro de Shinkoiwa. Um izakaya é um misto de bar e restaurante típico japonês, onde os japas (principalmente pessoal que trabalha em escritório) gostam de vir para beber uma cerveja ou um saquê enquanto comem pratos típicos da culinária nipônica.

Seguem algumas fotos:
 Irmãs Otsuki em frente ao Daibutsu de Kamakura

O próprio, em sua eterna pose de meditação. O Daibutsu de Kamakura encontra-se "desabrigado", pois o templo que o abrigava foi levado por um tsunami lá pelos idos de 1400... e após sucessivos terremos, só sobrou a estátua de bronze mesmo...

Estátuas de pedra em um templo xintoísta em Kamakura. As estátuas são presentes que as pessoas deixam nos templos em agradecimento a alguma graça alcançada...

Eu com o tradicional manto sagrado, pedindo para que o Timão passasse pela porcada sem maiores problemas... já vi que vou ter que remeter uma estátua de pedra quando chegar ao Brasil... hahaha...

Família da Mirian "mandando bala" no "izakaya" em Shinkoiwa... hehehe...

Visão geral do Izakaya. Notem a decoração típica e o tatami ao invés de cadeiras. Lá todo mundo tira o sapato, senta no tatami e começa a bebedeira e a comilança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário