domingo, 1 de maio de 2011

Day Fourteen - Nikko

Desculpem não ter postado recentemente, está uma correria só e no final quando chegamos na nossa "base" só temos tempo de jantar e cair na cama, exaustos.
Nosso décimo-quinto dia no Japão foi para visitar a cidade de Nikko, distante 140 km ao noroeste de Tóquio. Nikko quer dizer "luz do sol" em japonês, e é uma cidade famosa por ter o complexo de templos e "onsens" mais próximos de Tóquio (ok, Kamakura, ao sul de Tokyo também tem alguns templos, mas nada comparável a Nikko) e tem sua importância por ter o maosoléu de Yeasu Tokugawa, o shogun mais importante e famoso da história do Japão. O shogun (literalmente "general" ou "comandante militar") era o governante "de facto" do Japão durante a Idade Média, e geralmente era o senhor feudal mais poderoso e rico do país - o imperador, durante o período feudal, era apenas uma espécie de "chefe de estado", e o shogun seria o "primeiro-ministro".Os restos mortais do filho de Yeiasu, Yemitsu, também encontram-se em Nikko. O período fundado por Yeasu (chamado de shogunato de Tokugawa) começou em 1600 e só terminou em 1868, com a chamada "Restauração Meiji", onde o imperador Mutsuhito (ou Imperador Meiji) reassumiu o controle total do país e acabou definitivamente com o shogunato e o sistema feudal no Japão.
Foi um período de extremo progresso e abundância de riqueza dos shoguns e dos demais "daymios" (senhores feudais), o que se reflete na exuberância dos templos.
Eis algumas fotos:
 Estação de trem de Nikko


A influência da arquitetura chinesa de templos é mais do que evidente em Nikko, principalmente nas cores e formas.


Os famosos macaquinhos que não veêm, não falam e não escutam maldade tem sua origem em Nikko.

Muitos dos detalhes dos templos ou são pintados ou revestidos de ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário