quarta-feira, 20 de abril de 2011

Day Seven - Nara

Ontem (quarta-feira, dia 20), acordamos cedinho, pegamos um trem local e fomos para a cidade de Nara, distante mais ou menos 50 km de Kyoto, ou uma hora de trem.

Chegando lá, havia um serviço de guia turístico já na porta da estação de trem, e resolvemos contratar os serviços de uma guia chamada Midori, muitíssimo simpática e que falava um inglês razoável. Foi a melhor coisa que fizemos, já que seria impossível num tour de um dia conhecer a maioria das atrações de Nara sem ter um guia nativo da cidade.

Nara foi uma das capitais do Japão durante o período feudal, entre 710 e 784 d.C., e foi dominada pelo clã Fujiwara (família do senhor feudal local). É uma cidade que concentra diversos templos budistas e xintoístas, sendo que templos de religiões distintas por vezes coexistem e se misturam, já que o budismo ganhou muita força no Japão justamente neste período, e como a religião original do Japão (o xintoísmo) tolera certa miscengenação entre religiões, é comum encontrarmos traços budistas em templos xintoístas, e vice-versa.
É em Nara que se encontra a maior estátia de buda feita em bronze do mundo, o Daibutsu (literalmente "Grande Buda"), e que se encontra dentro do maior templo de madeira do mudo, o Daibutsuden (literalmente "Salão do Grande Buda"), que fica dentro do templo budista de Todai-ji. Foi construída originalmente entre 745 e 754, sob ordens do imperador Shomu - ele mesmo um descendente da família Fujiwara), que inslusive se enconra enterrado na própria cidade de Nara, que foi capital de seu reinado.

Eis algumas fotos:
 Entrada da estação central de Nara, que foi reformada no final do ano passado.

Fachada de uma escola de geishas, no centro velho de Nara. Nesta casa também funciona um restaurante, onde antigamente as geishas e as "maikos" (aprendizes de geisha) dançavam e entretiam os aristocratas da região.
Entrada do templo "Todai-ji", onde se encontra o Daibutsu (estátua do Grande Budha). 


Entrada do "Daibutsuden", que abriga o "pequeno" Daibutsu (estátua do Grande Budha). 

 Esta é a estátua de "kwannon", um bosatsu (ou "entidade iluminada") da justiça e piedade no budismo.

Eis o "pequeno" Daibutsu (estátua do Grande Budha).
 Entrada do Daibutsuden.

Templo xintoísta próximo o Daibutsuden. As lanternas era presentes que os aristocratas da região davam aos monges e aos templos em sinal de devoção e respeito.

 Lanternas feitas de pedra (pome ou granito) presentes no templo xintosítas em Todai-ji.

Tonéis de saquê em Todai-ji. Os barris de saque também eram presentes dos aristocratas aos monjes xintoístas, que deixavam os tonéis vazios do lado de fora do templo, para que as pessoas pudessem ver quem oferecu o tonel de saquê e também a origem do saque. Apesar do saque ter surgido em Nara por volta do século II d.C., as melhores destilarias de saque encontram-se na região de Kyoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário