quinta-feira, 21 de abril de 2011

Day Eight - Kyoto

Nosso último dia em Kyoto, e o tempo resolveu ajudar. Um bonito dia de sol, sem nuvens, típico de primavera.
Resolvemos visitar os maiores templos de Kyoto - ou pelos menos os mais famosos - já que Kyoto provavelmente é a cidade com maior quantidade de templos em todo o Japão: são mais de 2.000 na região metropolitana de Kyoto, e aí só estamos contando os templos xintóistas e budistas, porém temos em bem menor quantidade algumas igrejas cristãs (católicas e evangélicas).
Kyoto - que traduzindo significa "Cidade-capital", foi a última capital do Japão antes de Tóquio, entre os anos 794 e 1868 d.C.
Fato curioso sobre Kyoto é que ela seria uma das cidades a serem bombardeadas pelos americanos com a bomba-A no final da Segunda Guerra, mas no último instante o secretário de defesa norte-americano Henry Stimson consegiu convencer os comandantes das forças aliadas a subsituir Kyoto por Nagasaki, por considerar a primeira um importante pólo cultural e científico do Japão, e assim, ter uma população formadora de opinião que poderia ajudar os países aliados na rendição do Japão na Segunda Guerra. O fato é que Kyoto foi muito pouco atacada durante este período, o que ajudou a preservar a grande maioria dos templos que hoje podem ser visitados.
Outras curiosidades de Kyoto incluem: é a cidade-sede da Nintendo - que ao contrário do que muitos pensam não começou fazendo videogames mas sim cartas de baralho no final do século XIX; produz os melhores saquês do Japão e ainda possui diversas escolas de geishas, sendo que ainda é possível cruzar com geishas e "maikos" (aprendizes de geishas) nas ruas de Kyoto ou nos templos.

Eis algumas fotos:
Colegiais... hoje pelo jeito foi o dia nacional dos colegiais visitarem os templo de Kyoto, porque nunca vi tantos espalhados por toda a Kyoto. Me senti no meio de um anime (desenho animado japonês)...

Templo de Kinkakuji (Templo do Pavilhão Dourado). Não, o templo não é feito de ouro, mas sim pintado de dourado, mas dizem que nos tempos feudais ele era feito de ouro... o que temos hoje é uma restauração fiel ao original, erguido em 1955. Trata-se de um templo budista da famosa linhagem Zen.
Mais colegiais e seus indefectiveis uniformes de marinheiro. Até hoje eu não sei porque o uniforme das meninas é de marinheiro, será que é porque antigamente somente as filhas de estivadores e funcionários da Marinha tinham direito de estudar? ;-P

Templo de Ginkakuji (Templo do Pavilhão Prateado). Fica do outro lado da cidade, sendo que o Kinkakuji fica a Leste e o Ginkakuji fica a Oeste de Kyoto. Também é um templo do Zen budismo.

 Lanternas penduradas próximas à entrada do templo de Kyomizuden e Yasaka. As lanternas indicam as famílias ou pessoas que contribuíram com quantias generosas para a conservação dos templos. É uma forma dos monges desejarem a estas famílias que o caminho delas sejam sempre iluminado.

 Mulheres vestidas com o tradicional kimono. No Japão, mesmo em grandes cidades como Kyoto e Tokyo, é comum vermos mulheres trajando os kimonos tradicionais, principalmente nesta época (começo da primavera). Não confundir com as geishas, que possuem trajes e maquiagem bem mais ricas e produzidas.

 Entrada do templo de Chionin, da seita budista Jodo-Shu (nembutsu).

Duas "maikos" (aprendizes de gueishas) cruzam nosso caminho no parque Maruyama, perto do templo de Chionin. Quem assistiu ou leu o livro "Memórias de uma Gueixa" sabe que as gueishas não eram prostitutas, mas sim dançarinas e mestres no entretenimento dos homens, sem necessariamente se prostituírem para isso.

 Estátua para o Kannon (entidade no budismo japonês responsável pela justiça e perdão), em memória dos Soldados Desconhecidos mortos na Segunda Grande Guerra.

Loja típica de louças japoneses no caminho do templo de Kyomizudera.

 
 Fonte do templo de Kyomizudera (Templo da Água Pura), chamada de Otowa. Esta fonte e o caminho para se chegar até ela é muito famosa no Japão, e cada uma das quedinhas d'água - reza a lenda - atende a um pedido: vida longa, sabedoria (ou secesso na escola) e vida amorosa feliz. Infelizmente não sei de qual bebi, mas acho que a Mirian bebeu a última... hehehe...
 Pavilhão central do do templo de Kyomizudera (Templo da Água Pura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário