quarta-feira, 27 de abril de 2011

Day Twelve and Thirteen - Hakone

Fiquei sem postar por esses dias... sabe como é, bateu uma preguiça... hehehe...

Bem, na segunda pela manhã saímos de Hekinan, pegamos novamente o Shinkansen (sim, já enjoamos de andar de trem-bala, graças ao Japan Rail Pass), descemos em Odawara e pegamos um densha (trem elétrico normal) para Hakone, aos pés do Monte Fuji.
Hakone é uma vila encrustada no meio de parque nacional e de vários montes e montanhas, mais ou menos 1 hora e meia ao sudoeste de Tokyo, e apesar de estar bem próxima ao Monte Fuji, não é o destino tradicional de quem quer ver ou escalar o ponto culminante do Japão de perto, mas por sem uma vila pequena com seus tradicionais "ryokans" (hotéis com pensão completa em estilo tradicional japonês, onde não há camas mas sim o bom e velho tatami com "futons"), tem um charme que mistura o friozinho típico das montanhas com os "onsens", que são as fontes de águas termais sulfurosas provenientes de vulcões adormecidos, muito procuradas pelos turistas por ter características medicinais.
Hakone - reza a lenda - é o lugar onde nasceram os tradicionais "kuro tamago", ou ovos pretos de Hakone, que são ovos de galinha cozidos em fontes de águas sulforosas no alto das montanhas que cercam a vila. O cálcio da casca do ovo reage com o enxofre destas águas termais que podem chegar até 96 graus Celsius, fazendo com que a casca fique totalmente preta - não confundir com o ovo chinês que fica 7 dias enterrado, e sai da terra podre - o ovo de Hakone é um ovo cozido somente, mas não podre ou em processo de putrefação, apesar da cor da casca. Reza a lenda que quem comer deste ovo vive mais 7 anos... como eu simplesmente odeio ovo cozido, só fiquei para registrar o fato e ver a Mirian e meus sogros mandando ovo preto goela abaixo...

Eis algumas fotos:
 Monte Fuji pode ser visto durante o percurso de Shinkansen até Odawara. Imagine eu e um bando de japas tirando fotos da janela do trem... mesmo pagando mico, a imagem é muito bonita!
Estação de trem e bonde em Hakone. Um "cable car" nos leva até os teleféricos, que por sua vez nos leva até o monte Owakudani (ou "Grande Vale De Águas Quentes", em japonês), onde são produzidos os kuro tamago (ovos pretos).
 
Visão do alto do teleférico para o monte Owakudani. Infelizmente não foi possível ver o Monte Fuji, devido à névoa seca que cobria o monte.

O caboclo aí de cima estava verificando a quanto andava o cozimento dos ovos. Na verdade a piscina onde ele está metendo a mão é um geiser, e a água que sai daí é rica em hidróxido de enxofre. Imagine o fedor que o enxofre normalmente tem, misturado com um monte de gente abrindo e comendo ovos cozidos... é quase a 8.a visão (e provavelmente também o cheiro) do inferno!
Placa do monte Owakudani (1050 metros de altitude).

Parecem uvas gigantes, mas são os famosos "kuro tamago" (ou ovos pretos). A casca fica totalmente preta mesmo, e esse pó branco em volta é o enxofre dos geiseres que se acumulam durante o cozimento. São vendidos por 500 ienes (aprox. 10 reais), o pacote com 5 ovos.

 
 Mirian descascando um kuro tamago. Por dentro é um ovo cozido normal...

 
 Navio "pirata" turístico que faz um tour pelo lago Achinoko, que fica no meio das montanhas de Hakone, aos pés do monte Fuji. Esse lago fica mais ou menos a 770 metros de altitude em relação ao nível do mar, e foi criado a mais ou menos 3.000 anos atrás por conta de uma erupção vulcânica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário