sábado, 23 de abril de 2011

Day Nine and Ten - Nagoya, Hekinan and Shokawa

Ontem e hoje estamos hospedados na casa da minha cunhada (irmã da Mirian), que mora numa cidade chamada Hekinan, distante mais ou menos 80 km de Nagoya.

Depois de uma overdose de templos em Kyoto, chegou o momento de sossegarmos um pouco, e deixar irmãs e pais conversarem e botarem a fofoca em dia, e claro, fazer a tradicional "troca de muambas", já que trouxemos praticamente uma mala só com produtos brasileiros: de Chokito a linguiça caipira.

Ao chegarmos em Nagoya ontem aproveitamos o final da tarde para fazermos parte de nossas compras (entenda-se encomendas de parentes e amigos), e no dia seguinte fomos para uma região muito bonita (e ainda com neve!) em torno do monte Hukusan, na cidade de Shokawa. Lá se encontra duas cerejeiras com mais de 400 anos, cuja história é curiosa: foram replantadas devido ao represamento de um rio próximo ao monte Hukusan, no final dos anos 50. Num esforço quase que pessoal, o presidente da então companhia de desenvolvimento energético do Japão (J-Power), Tatsunosuke Takasaki, resolveu transplantar as duas cerejeiras de 400 anos para uma margem segura ao lado da represa. Para a época foi um feito e tento, transplantar duas cerejeiras de 40 toneladas cada uma, e mantê-las vivas depois. Dois anos depois deste feito, em 1961, as duas árvores já voltariam a florescer e desde então tornaram-se uma atração turística na pouco conhecida província de Gifu.

Infelizmente o tenpo não ajudou nada, muita chuva e chegando lá nada de flor de cerejeira, as duas árvores completamente desfloridas e desfolhadas, como no final do inverno, um frio intenso e uma chuva forte. Por isso tudo, nem tiramos muitas fotos, mas fica aqui um link com fotos que mostra como deveria estar a árvore numa época desssas:

http://www.houseofjapan.com/local/shokawa-cherry-trees-toky

Nenhum comentário:

Postar um comentário