sábado, 23 de abril de 2011

Produtos japoneses estranhos - Parte 7

Hoje no final da tarde percorremos algumas lojas de "hyakuen" e um "combini" para comprarmos algumas comidas de astronauta e também na homérica procura de produtos para a sessão de produtos japoneses estranhos. E a procura foi muito bem sucedida, diga-se de passagem.
As lojas de hyakuen (hyakuen em japonês quer dizer "cem ienes") são lojas de artigos baratos, como nossas lojas de 1,99 no Brasil (até o câmbio bate, já que 100 ienes equivalem a aproximandamente 2 reais), e são bastante numerosas aqui no Japão. Só não são maiores em quantidade do que as famigeradas "combini", como os japas chamam as lojas de conveniência, verdadeiras pragas no Japão que só perdem em onipresença para as vending machines. É mais fácil você achar uma loja de conveniência e uma vending machine do que posto de gasolina ou McDonald's. No Japão existem 6 grandes redes de "combini", muitas delas americanas: 7Eleven, Circle K, Family Mart, Mini Stop, Lawson's e Am/Pm. E nenhuma delas com posto de gasolina conjugado, como aqui no Brasil.

Bem, dadas as explicações iniciais, vamos ao produtos bizarros de hoje:

1 - Whisky japonês: não, não é sakê. É whisky mesmo, só que feito no Japão, seguindo receita japonesa, e com blend japonês. Pelo preço do danado (cerca de 30 reais o litro), deve ser igual ou pior que os whiskies brasileiros (Old Eight e Natu Nobilis).
Veredicto: fala sério, né? Como diria aquela velha frase machista: "Deus é 10, Romário é 11, meu whisky é 12, Zagallo é 13..." E a nota pra essa bizarrice é zero!


2 - Bolo de microondas estilo "Cup Noodles": para a dona de casa que não tem mais tempo de fazer um bolo para o filho ou pro maridão, eis solução que vem do outo lado do mundo: basta abrir, e ao pote acrescentar 1 ovo, meio copo de água, mexer bem, colocar no microondas em potência máxima por uns alguns minutos, e voilá! Um bolo de baunilha ou chocolate quentinho!
Veredicto: parafraseando o Sílvio Santos: "eu não comi, mas minha cunhada disse que é bom". Pela praticidade, nota 9. Pela bizarrice, 8. Pelo sabor, fico com a opinião da minha cunhada: nota 8.

3 - Dissecante para os pés com Germânio: trata-se de uma meia de gaze que contém um daqueles envelopes de silica gel (dissecante comum em pacotes de biscoitos e salgadinhos, para mantê-los frescos e crocantes), só que no formato da parte central da planta do pé. O intuito do invento inusitado é fazer com que o dissecante aborva o suor dos pés e assim evite aquele cheiro agradável de gorgonzola vencida quando se tira o sapato. A adição de germânio visa aumentar o efeito antibactericida e dissecante da geringonça.
Veredicto: imagine você indo trabalhar com um envelope de dissecante na sola do pé, ou indo jogar aquele futebolzinho com os amigos com essa desgraça literalmente plantada nas solas. Pode até ser que funcione, mas que é bizarro, isso niguém pode negar. Nota 7.

4 - Extensor articulável para aspirador de pó: acabou a desculpa para não limpar a parte de baixo dos sofás ou de cima dos armários. Com esse bico extensor articulável, você pode alcançar facilmente qualquer canto por mais baixo ou alto que seja, sem ter que arrastar móveis ou precisar de escadas. E serve em qualquer aspirador, pois é regulável.
Veredicto: utilíssimo. Apesar de bizarro, é da série: como pude viver sem isso até agora? Nota 9.




5 - Medidor de porção de spaghetti: sempre tive dificuldade em medir quanto de spaghetti tinha de cozinhar quando resolvia fazer uma bela macarronada. Invariavelmente sobrava quilos de macarrão, pois exagerava na dose. Com esse medidor aqui, ninguém mais erra: basta pegar o "feixe" de spaghetti, medir de modo a ocupar todo o espaço do orifício correspondente ao número de pessoas que deseja servir, e pronto. Nada mais de desperdícios!
Veredicto: para mim seria uma mão na roda, mas tem mestres-cucas por aí que se vangloriam por nuna ter errado a mão na porção de macarrão a cozinhar para "x" pessoas... nota 9, utilíssimo, mas bizarro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário