sábado, 16 de abril de 2011

Keitai

Os japoneses são muito ligados em seus "keitai" - como eles chamam aqui os celulares. Numa tradução livre, "keitai" seria o mesmo que "portátil", porém a tradução correta de telefone celular seria "keitai denwa".
A coisa mais comum de se ver nos trens, no metrô, no shinkansen ou mesmo nos retaurantes e cafés é o povo digitando freneticamente em seus "keitais" - seja para jogar, enviar SMS/MMS, e-mail, ou até mesmo vendo TV digital...
Eis uma foto que tirei enquanto ia até o centro de Tóquio num dos trens da JR (Japan Railway, a companhia responsável pelos trens aqui no Japão):
 
Antes que me perguntem sobre a mulher com máscara: no Japão é muito comum o uso de máscaras descartáveis, como uma forma de se prevenir da poeira excessiva e da poluição, mas também é uma forma de evitar gripes e resfriados - a máscara assim serve para prevenir pegar estas pragas em ambientes fechados como trens e metrôs, e também evita que uma pessoa gripada passe a doença para outras pessoas. É estranho, mas de certa forma é civilizado... :-)

Um comentário:

  1. Eu adorei... Cada um cuida do seu quadrado!!! Máscara de tiazinha em todo mundo!

    ResponderExcluir